A preservação das precauções de segurança delineadas no Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) desempenhou um papel fundamental na contenção do incêndio que afetou um apartamento em um prédio no Centro de Piracicaba (SP), conforme destacado pelo 1º Tenente Lucas Félix da Silva, durante a tarde desta terça-feira (13), após os esforços para extinguir as chamas.
Segundo relatos do tenente dos Bombeiros, o fogo foi controlado com relativa facilidade, evitando assim qualquer vítima de queimaduras ou intoxicação por fumaça. O incidente resultou em danos materiais apenas ao apartamento localizado no sexto andar, o qual teve que ser interditado.
As origens do incêndio ainda permanecem desconhecidas, e espera-se que uma avaliação técnica seja conduzida pelas equipes de perícia. Agentes da Defesa Civil também compareceram ao local.
O Tenente Lucas Félix da Silva, do Corpo de Bombeiros de Piracicaba, elucidou que as equipes dedicadas ao prédio conseguiram conter as chamas sem que estas se propagassem para outras unidades residenciais ou andares do edifício.
“Um dos fatores que colaboraram para que o incêndio não tomasse proporções maiores foram as medidas de segurança existentes no edifício, conforme pedimos no Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). Um delas foi a escada pressurizada, que tirou toda fumaça dos andares em que não havia incêndio. Isso auxiliou a não ter vítimas de intoxicação por fumaça”, especificou.
O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) é obrigatório para edifícios residenciais e comerciais, bem como condomínios. O documento atesta se o imóvel cumpre normas de segurança contra incêndio segundo orientação de órgãos competentes.”, explicou.
O AVCB é um requisito obrigatório para edifícios residenciais, comerciais e condomínios, atestando o cumprimento das normas de segurança contra incêndios, conforme regulamentação dos órgãos competentes.
As circunstâncias que desencadearam o incêndio ainda não foram determinadas, conforme esclarecido pelo tenente responsável pela ocorrência. “A perícia irá determinar se o fogo teve início em um ponto específico do apartamento ou se foi resultado de um curto-circuito, por exemplo”, afirmou.
Inicialmente, a dimensão do incêndio não estava clara, o que demandou a mobilização imediata de nossas equipes.
“Quando chegamos, constatamos que não havia vítimas. É graças ao atendimento às normas previstas no AVCB que não temos casos como o que ocorreu com o Edifício Joelma, por exemplo”, lembrou o tenente.
O incêndio atingiu um apartamento em um prédio no centro de Piracicaba (SP) durante a tarde da última terça-feira (13). De acordo com os Bombeiros, não houve feridos, e as causas do incidente ainda estão sob investigação.
Por questões de segurança, o prédio foi evacuado, com equipes da Defesa Civil e da perícia enviadas ao local. “No início, não tínhamos certeza da magnitude do incêndio, o que exigiu a pronta preparação de nossas equipes”, comentou.
Os moradores aguardavam nas calçadas enquanto os Bombeiros trabalhavam para controlar as chamas. Por volta das 13h30, o incêndio foi contido.
O incidente resultou em aglomeração de pessoas nas ruas próximas. O edifício está situado na Rua Voluntários de Piracicaba, número 850. O fogo teria iniciado em uma unidade residencial no sexto andar do prédio.
O Departamento de Comunicação do Corpo de Bombeiros informou ao g1, em nota nesta quarta-feira (14), que o apartamento foi interditado e que as causas do incêndio ainda não foram confirmadas.
“Não é possível afirmar com certeza a origem do fogo, pode ter sido algum equipamento elétrico ou até mesmo alguma vela”, comunicou em nota”.